terça-feira, 11 de outubro de 2011

"Recta da Meta"

Esta “Aventura”, na realidade, não teve nada de extraordinário!
Mas para mim, foi uma deliciosa vitória!

Foi como no caso do roubo da corda:  Quando um ladrão foi acusado de ter roubado uma carroça, carregada de bens valiosos, respondeu, que só precisava de uma corda, mas essa estava atada ao cabresto, este estava na cabeça do burro, que estava atrelado a uma carroça e esta estava…, bem, vocês sabem o resto.

Assim foi.

O passo fundamental para concretizar este objectivo, foi quando numa tarde, entrei na oficina do Sr. Machado e lhe fiz “aquela” pergunta:
"- Sr.Machado, a Belvedere, chega a Itália?”

E ele respondeu, sem hesitar:
" - Claro que sim! Vai onde os outro vão!”

A partir daqui, como contei no Prólogo, comecei a imaginar fazer aquilo, que (suponho), nunca foi feito:

Ir de Fiat com mais de 58 anos de idade, ao seu país de origem: Itália!

Podem perguntar-me:
" - Mas não podias ir de outro meio: carro moderno, avião, etc?”

Eu responderia, como naquele comercial:
“ - Poder, podia, mas não era a mesma coisa!”

Não tive qualquer tipo de ajuda material ou “sponsor” para o efeito!

Tive sim, a ajuda psicológica de muitos familiares, amigos e outros, não sem que na primeira reacção, não deixassem de dizer: “ - Tu és louco…” 
(à excepção do meu genro Ricardo, que sempre acreditou, me incentivou e se prontificou a acompanhar-me!)

Eu sei que aquela reacção é normal e aconteceu da mesma forma, ao longo da História, com outros que saíram do anonimato. Esta não era a minha intenção, bem entendido, mas falo nela, só para justificar esta “pequena pré-censura”!

O trabalho que se fez, foi de preparação de todos os pormenores, para evitar surpresas, visto que quando iniciasse a descida da Serra d’Amoreira, estaria por minha conta e risco, apesar de ter a Assistência em Viagem…Felizmente que tudo correu dentro do normal, além do caso da embraiagem.

A Gigi, portou-se MUITO BEM, além do esperado, com um consumo muito moderado de 5,5 litros aos 100 kms. (18,20 Kms/Ltr.)!

Queria aqui testemunhar o meu reconhecimento às seguintes pessoas, ou entidades pela sua intervenção nesta aventura:

Em Itália:

Eng.º Dante Giacosa, (03/01/1905-31/03/1996) por ter colocado na prancheta e depois na rua, uma viatura popular, que deu provas de fiabilidade e sentimento de liberdade a muitos utentes, durante muitos anos. Acredito que, esteja onde estiver, estará com um sorriso a concordar com isto mesmo...

Enrico Bragatto (0039-0421800007): “Pai” da GIGI, ao colocá-la no “eBay”, por desistência de restauro, descrevendo-a com exactidão, o que facilitou a licitação.
Recebeu-nos muito bem em Salute e Caorle.

Roberto Picolli, (Época Car – 0039-0421311659): Pela amizade demonstrada após contacto comercial. A forma como fomos recebidos em Caorle, foi fantástica, apesar de muito ocupado com a organização da “sua” Fiera”!

Steffano Tano, (0039-051324358): Grande conhecedor de Topolinos, apesar de estar muito ocupado em preparar o “embarque” das suas peças para a Fiera, não deixou de me prestar o apoio para resolver o problema da embraiagem, para seguir em segurança o resto da “aventura”. Igualmente, durante a Fiera, deu-me ajuda em escolher as peças, junto dos outros vendedores, mais adequadas aos meus modelos de viaturas.

Biagioni Amans, Que em Fabriche de Bagni di Lucca, nos descansou com o seu veredicto acerca da fumarada, ao descer o Abetone. Obrigado, igualmente pela visita à sua garagem MUITO bem recheada!

Gobbo Giovanni, (0039-0434631243): Pela sua ajuda em escolher os acessórios e peças mais adequadas na sua bancada, na Fiera e pelos seus conhecimentos transmitidos.

Nicola, (sócio 45 do Club Amici Topolino Belluno), pelo seu entusiasmo e espírito de ajuda demonstrados em Maranello.

A todos os italianos, espanhóis e não só, que nos saudaram por todo o lado e apoiaram com palavras de incentivo e felicitações.

Pedido de desculpas: Aos dois ciclistas da etapa do Abetone… (kof! kof!)


Em Portugal:

Sr. José Machado: (00351-916517761), mecânico “multi-marcas”, que me ajudou e incentivou nesta aventura, nunca deixando de estar presente, inclusive como mecânico “online”.
Fez um trabalho excelente!

Sr. Ventura: (00351-265896677), mecânico de Pegões, que nos “revelou o segredo”, como afinar a embraiagem e que nos “salvou” de uma chamada para a "Assistência em Viagem” em Sitges, Espanha…

Sr. João “Torneiro” Oliveira: (00351-244836156) mecânico e amigo de longa data, meu conselheiro, que me desvendou alguns segredos desta mecânica.

Ricardo: Meu genro, AMIGO, co-piloto, navegador, “caterer”, “online adviser”, “GPS operator”, Editor de Blog, e… MECÂNICO! (esta faceta, não conhecia).
Se não estivesse presente, nunca “isto” tinha acontecido!

Aos meus amigos, que são muitos, mesmo com a tal “pré-censura”, que me deram o apoio que necessitava.

À minha família, que me apoiou desde a primeira hora, acreditando que apesar de ser uma “loucura”, não deixou de acreditar que seria (mais) um sonho realizado!

E… Finalmente, à GIGI, por se ter “aguentado”, nesta prova tão longa, tendo em conta a sua vetusta idade, apesar de restaurada, se portou como uma verdadeira “Signora”!

Para todos vós, que seguiram este “blog”, o meu obrigado, pelo tempo dispendido e despeço-me com um “até breve”! 


Quem sabe, na próxima… “gigimaisumaaventura”!!!



Anterior 12ª Etapa

4 comentários:

  1. Muitos parabéns pela aventura e pelo aventureirismo. Acompanhei diariamente a vossa aventura, esperando ansiosamente por novidades.
    Para além da aventura em si, foi notável a disponibilidade para constante atualização do blog, que para além de relatar, de forma agradável e divertida, as peripécias diárias, foi sempre bem ilustrado, "transportando-nos" um pouco pela vossa aventura.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não há dúvida que esta Vossa aventura foi ... um ESPECTÁCULO.
    Parabéns por terem conseguido:
    1. realizar um sonho;
    2. gozar o "passeio" (apesar das pequenas contrariedades);
    3. provar que o restauro da Gigi é um sucesso;
    4. manter-nos "presos" ao blog para irmos sabendo notícias e satisfazermos a nossa curiosidade sobre a Vossa "evolução" e desempenho;
    5. visitarem, de forma pouco habitual, lugares míticos.
    6. e, mais uma vez, pela saudável maluquice!!!!
    Tive pena de não poder acompanhar-vos "ao vivo e a cores" mas ... há mais marés que marinheiros.
    Grande abraço para os dois.

    ResponderEliminar
  3. O melhor da nossa Vida é a realização de sonhos ... próxima aventura para quando?
    Bjs e até Sábado

    ResponderEliminar
  4. Só te desculpo por ter estado uma tarde de frio, que de qualquer modo me reteria em casa, só por isso, porque de restonão fiz mais nada, que seguir seguir esta vossa aventura.

    Mas...se uma das minhas noras tivesse uns tomates como o teu genro, quem sabe, eu faria coisa identica...eheheheheh

    Parabéns a ambos.

    ResponderEliminar