quarta-feira, 5 de outubro de 2011

10ª Etapa


Ver mapa maior

10ª Etapa: Viagem de Ferry (20h00) Livorno/Barcelona + Barcelona Lleida, 2h10mn, 160km

Saída de Livorno às 23h00.

A noite a bordo foi repousante, apesar da apreensão provocada pela “secura” da Gigi…
A manhã estava soalheira e bastante agradável. O tempo foi “gasto” em leitura de livros adquiridos na Fiera de Caorle e do meu inseparável Sudoku.


Quando se estava a aproximar a hora de almoço, sondei um grupo de camionistas portugueses(mais uma vez), para lhes pedir opinião acerca do trajecto de regresso.
Havia várias opiniões e desenvolveu-se uma pacífica discussão, à volta dos mapas espalhados em cima das mesas.

Até que surgiu uma opinião/sugestão, que na altura, não me passaria pela cabeça: “subir” por Lleida, Logroño, Burgos, Salamanca e “descer” pela A23, até Lisboa…!

Seriam só mais 30 kms, mas teria menos acidentes de terreno, como tivemos na viagem de ida.
Optámos por essa sugestão.

Ainda estivemos em franca conversa e acabámos por ser convidados para almoçar à mesa dos nossos compatriotas camionistas.
Ficámos à conversa, depois do almoço, ouvindo os desabafos de uma classe e das suas histórias, que são muitas, apesar de serem vividas, normalmente, na solidão da cabine dos seus camiões.
Ficaram encantados com a nossa aventura e desejaram-nos uma boa viagem.

(Nota do Autor em Fevereiro de 2012: Facto curioso, foi que o nosso Ferry atracou ao lado do belíssimo Costa Concórdia, navio de cruzeiros que sofreu um naufrágio, em 13 de Janeiro de 2012, junto à Ilha de Giglio, ao sair de Civitávechia, em Itália.)

Quando o Ferry atracou, cerca das 19h30, tivemos de deixar que todos desembarcassem e… lá saímos nós, a empurrar a nossa “seca” Gigi, para terra firme.

Felizmente que o terreno era plano e, depois de empurrar a nossa pequena, mas cada vez mais pesada Gigi, saímos do Moll Costa, e ao fim de cerca de dois quilómetros, arrumámos entre vários camiões que estavam a aguardar embarque para outros destinos. Parecia o pequeno David no meio de um exército de Golias…!

O “nosso” Pepe, ofereceu-se como voluntário para ir buscar o precioso líquido, num saco próprio para o efeito. Ao fim de meia hora apareceu, fintando os “Golias”, que aumentavam a toda a hora, cercando-nos.

Com os três litritos, chegámos a uma bomba de combustível, onde saciámos a sede da nossa montada.

Saímos de Barcelona na direcção de Lleida (Lérida).

Apesar das subidas a Gigi estava em pleno de força e entusiasmo!
Ao fim de uns bons 50/60 kms, comecei a ouvir um ruído, em crescendo, vindo motor.
Na próxima área de serviço, encostámos e com o motor a trabalhar, verifiquei que a causa vinha do veio da ventoinha.
Depois de um reaperto seguimos caminho, com as eternas subidas, que apesar de pronunciadas, sempre eram melhores que as de Valência e do Embalse de Contreras.
Quando estávamos a contornar Lleida pela A2, achamos ser melhor “encostar” para dormir e descansar a nossa Gigi.

Até a este local tínhamos feito 160 Kms, desde Barcelona, culminando nos 59.000km.


Ficámos num Hotel de estrada, simples mas que servia perfeitamente.

Depois de jantarmos num restaurante de buffet chinês nas imediações,porque os outros já tinham encerrado, fomos descansar e pensar como seria a nossa (longa) etapa do dia seguinte.


Anterior 9ª Etapa

11ª Etapa Próximo

Sem comentários:

Enviar um comentário